Listas (iii)
A minha. Mais ou menos isto, sem ordem:
- Road to Nowhere, Hellman
- Tree of Life, Malick
- Film Socialism, Godard
- Tio Boonmee, Apichas
- Aurora,Puiu
- E o Tempo Passa, Alberto “o cinema acabou” Seixas Santos
- Restless, Van Sant
- Offside, Panahi (não vi aquele que não era um filme)
- Hereafter, Eastwood
- Merde, Carax
- Meek’s Cutoff, Reichardt
Uma merda de lista. Senão vejamos: Carax (um filme de 2008!), Panahi (um filme de 2006!!), Apichas (o cineasta da moda), Puiu (o cinema romeno estava na moda antes do Apichas - ainda que o Puiu e o Porumboiu sejam verdadeiramente do caralho), Godard (com um filme que vi apenas uma vez e que simplesmente me impressionou), Reichardt (até tenho alguma vergonha, mas gosto dos filmes dela).
Depois, vá lá, há três grandes filmes americanos: Van Sant, Malick e Hellman (gajos que filmam há 25, 40 e 50 anos, respectivamente).
Sobram os dois que mais me apetecem destacar por terem sido chutados para canto (não sei se fizeram os melhores filmes): Eastwood e Seixas Santos. Seixas Santos nem foi chutado para canto - enfiaram o filme num cofre e afundaram-no algures no Pacífico, fazendo com que nem toda a gente acredite que ele tenha verdadeiramente existido. Seixas, a filmar há 35 anos (15 anos antes do cinema ter acabado, 20 anos depois), fez um filme pós-apocaliptico, mas silencioso e se quiser ter uma obra "redonda" não faz mais filme nenhum.
Eastwood, cineasta com os colhões sempre no sítio. Tentando resumir: justeza na maneira de filmar sentimentos de frente (sempre). Também sempre a distância certa; vide travelling atrás final, aliás, mais um plano final maravilhoso como já nos habitou há muito. Pró Ano Há Mais.
- Road to Nowhere, Hellman
- Tree of Life, Malick
- Film Socialism, Godard
- Tio Boonmee, Apichas
- Aurora,Puiu
- E o Tempo Passa, Alberto “o cinema acabou” Seixas Santos
- Restless, Van Sant
- Offside, Panahi (não vi aquele que não era um filme)
- Hereafter, Eastwood
- Merde, Carax
- Meek’s Cutoff, Reichardt
Uma merda de lista. Senão vejamos: Carax (um filme de 2008!), Panahi (um filme de 2006!!), Apichas (o cineasta da moda), Puiu (o cinema romeno estava na moda antes do Apichas - ainda que o Puiu e o Porumboiu sejam verdadeiramente do caralho), Godard (com um filme que vi apenas uma vez e que simplesmente me impressionou), Reichardt (até tenho alguma vergonha, mas gosto dos filmes dela).
Depois, vá lá, há três grandes filmes americanos: Van Sant, Malick e Hellman (gajos que filmam há 25, 40 e 50 anos, respectivamente).
Sobram os dois que mais me apetecem destacar por terem sido chutados para canto (não sei se fizeram os melhores filmes): Eastwood e Seixas Santos. Seixas Santos nem foi chutado para canto - enfiaram o filme num cofre e afundaram-no algures no Pacífico, fazendo com que nem toda a gente acredite que ele tenha verdadeiramente existido. Seixas, a filmar há 35 anos (15 anos antes do cinema ter acabado, 20 anos depois), fez um filme pós-apocaliptico, mas silencioso e se quiser ter uma obra "redonda" não faz mais filme nenhum.
Eastwood, cineasta com os colhões sempre no sítio. Tentando resumir: justeza na maneira de filmar sentimentos de frente (sempre). Também sempre a distância certa; vide travelling atrás final, aliás, mais um plano final maravilhoso como já nos habitou há muito. Pró Ano Há Mais.


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